Direito de Família na Mídia
Vara da Infância da Juventude orienta candidatos à adoção
22/06/2012 Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TJ-ESA 1ª Vara da Infância e da Juventude de Vitória realizou a abertura do Curso Preparatório para Adoção, no Palácio da Justiça, nesta quarta-feira (20), para 39 pessoas candidatas à adoção de crianças e adolescentes. O objetivo do curso é orientar os postulantes à adoção primando pelo respeito ao interesse superior da criança ou adolescente em cumprimento dos artigos 50 e 197c da Lei 12.010/2009, que introduziu a obrigatoriedade da participação dos candidatos em cursos preparatórios para adoção ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
A programação tem continuação agendada para a próxima quarta-feira (27) e nos dias 04, 11, 14 e 18 de julho, sempre no horário de 19 às 22 horas. Apesar do curso ter se tornado obrigatório a partir de 2009, a 1ª Vara da Infância e da Juventude de Vitória já oferecia a preparação desde de 2003 para os interessados em adotar uma criança.
A capacitação aborda os aspectos psicossociais, como o ato de não esconder o fato da criança ser adotada e acabar com a mistificação da hereditariedade ser algo a influenciar o comportamento da criança, e os jurídicos, em que os candidatos são orientados sobre como executarem todos os tramites processuais para a adoção. O curso ainda prevê uma visita no dia 14 de julho a unidade de acolhimento social.
Compõem o curso o juiz Paulo Roberto Luppi e os integrantes da equipe técnica: a psicóloga Isabella Dias Amim Perini, a assistente social Rosemira Quarto Moura e a coordenadora do Serviço Técnico Sócio Judiciário, Silvya Helena Charpinel.
Os cursos preparatórios para adoção normalmente acontecem uma vez a cada semestre, mas se a demanda for maior, a capacitação acontece mais de duas vezes ao ano.
Assessoria de Comunicação do TJES
21 de Junho de 2012